Livros Fashion que me Inspiram
- Claudia Feddersen
- Jan 30, 2018
- 4 min read
No primeiro ano de vida do meu site, volta-e-meia fui perguntada de onde tiro tanto conteúdo para desenvolver as minhas matérias. De uma forma resumida, tudo começou muitos anos atrás quando a minha inesgotável curiosidade me fazia adquirir revistas estrangeiras sobre moda e música, em uma época em que a Internet nem sonhava em fazer parte das nossas vidas. De fato, a minha formação ajudou em muito por conta dos idiomas que aprendi, mas sem o meu constante interesse em determinados assuntos – a moda principalmente – jamais teria investido meu tempo e a minha mesada nisso.

Sem querer tirar o mérito das diversas revistas que me instigaram a querer saber sempre mais, fiz uma compilação de (apenas) 10 livros que até hoje me são fontes de pesquisa. Muitos não foram comprados no Brasil e outros já estão com edições atualizadas. Assim sendo recomendo fortemente uma visita ao sebo do seu bairro ou os on-line (viva a tecnologia!!) para encontrar edições extintas e antigas. Pois para você entender a moda contemporânea é preciso sim entender o seu passado, a sua história.
1. Chic – Um Guia Básico de Moda e Estilo, por Gloria Kalil.
Esse foi o primeiro livro de moda que comprei lá em 1997. Lembro-me bem desse dia, um domingo, dia em que a icônica Lady Di morreu. Eu estava na Bienal do Livro no Rio de Janeiro com amigos e, como já era referência de estilo no meu círculo social, resolvi comprar esse exemplar. Apesar de ser o básico do básico, me ajudou muito a montar uma mala de viagem, pois nas semanas seguintes passei uns dias entre a Bélgica e a Inglaterra. Atualmente pode-se encontrar uma edição atualizada, então para quem não sabe por onde começar, fica a dica.

2. ...Ismos para Entender a Moda, por Mairi Mackenzie.
Bem ilustrado e organizado cronologicamente, esse livro me fez entender como as tendências refletem cada momento histórico da sociedade, seja através da economia, cultura ou política. Depois de ler fica praticamente impossível não querer visitar os grandes museus que possuem as respectivas indumentárias e nesse livro você saberá onde encontrar cada peça.

3. Enciclopédia da Moda, por Georgina O’Hara Callan.
A minha edição já está mega defasada, mas mesmo assim me ajuda bastante. De forma sucinta, dá uma boa ideia de quem foram os grandes protagonistas da moda, as maisons, como certas peças e acessórios surgiram (jeans, pérolas, calça saruel, etc), entre outros assuntos. Torço para que haja uma edição up-to-date...

4. In Fine Style - the art of Tudor and Stuart Fashion, por Anna Reynolds.
Essas dinastias inglesas são até hoje reconhecidas nos quadros pelas roupas e acessórios que usavam. E olha que estou falando de pessoas que viviam nos séculos XVI e XVII!! Os colares, brincos e broches poderiam ser facilmente inseridos em um look contemporâneo, ficaria chiquérrimo. Aliás, Coco Chanel também surfou nessa onda...

5. Questão de Estilo – 20 itens icônicos que mudaram a história da moda, por Valéria Manferto de Fabianis, Alberta Ferreti e Federico Rocca.
Perfeito para quem quer saber o por quê de certas marcas serem tão desejadas. O mais interessante é entender que muitas não tinham a menor pretensão de se tornar o que efetivamente são. Ah se as minhas avós soubessem disso... :-p

6. The Wallace Collection.
Para entender a moda é importante entender também sobre arte. De fato muitos estilistas antes de começarem a conceber uma nova coleção, recorrem a visitas (muitas vezes repetitivas) a diversos museus que possuem um acervo de respeito. O bom é que alguns deles são gratuitos. E foi justamente Vivienne Westwood (a “mãe” do estilo punk) que incentivou em um programa de TV a visita à Wallace Collection em Londres (perto da Oxford Street e da Tyburn Tree). Fui, amei e voltarei sempre que puder.

7. Casa Gucci – uma história de glamour, cobiça, loucura e morte, por Sara Gay Forden.
Biografia da família Gucci, sua origem, ascensão e queda. Mais do que saber da famiglia per si, o livro conta em ricos detalhes como simples objetos de couro se tornaram sonho de consumo por várias gerações. Muito bem escrito e empolgante até a última página.

8. A Moda, por Erika Palomino.
Foi uma professora de jornalismo quem me indicou para entender a moda, a alta costura, o prêt-à-porter, a importância da moda que vem das ruas, os ícones de cada década do século XX e outros bons assuntos. Super recomendo para quem está começando.

9. Color Me Beautiful, por Carole Jackson.
Meu primeiro livro sobre como as cores podem fazer com que uma pessoa pareça mais saudável, jovem e corada visualmente. Separar cada tipo de pele por estação do ano pode parecer estranho, mas acredite, faz todo o sentido.

10. Eu Amo Maquiagem, por Marcos Costa.
Confesso que ganhei esse livro em uma promoção da Natura em 2005. Mas me foi um divisor de águas. Entender como maquiar cada tipo de rosto e de diversas raças, quais são os itens e cores de um kit básico personalizado, pincéis, curvex e por aí vai, além de instrutivo me fez aprender a fazer compras inteligentes nesse assunto. Um bom e inesperado presente.

Leiam também as minhas matérias sobre...
#claufedd #dicasclaufedd #claufeddconsultoriadeimagem #ClaudiaFeddersenConsultoriadeImagem #ClaudiaFeddersen #livrosfashion #GloriaKalil #chic #LadyDi #MairiMackenzie #EnciclopédiadaModa #GeorginaOHaraCallan #AnnaReynolds #TheTudors #Style #CocoChanel #WallaceCollection #VivienneWestwood #punk #Gucci #SaraGayForden #ErikaPalomino #prêtàporter #altacostura #ColorMeBeautiful #Caroel #CaroleJackson #MarcosCosta #Natura
Comments