O Biquini
- Claudia Feddersen
- Oct 3, 2018
- 2 min read
De uma forma simplista, o biquíni é uma roupa de banho reduzida à duas peças. Ok. Sua invenção é creditada tanto a um famoso costureiro francês, Jacques Heim (1899-1967), quanto a um engenheiro suíço, Louis Réard (1896-1984). Ambos fizeram o début da sua invenção em Paris no ano de 1946. Quem copiou a quem, não há registro fidedigno. No entanto não dá para imaginar um verão no litoral sem usar e abusar dessa peça.

Jacques Heim deu à sua criação o nome de “átomo”. Porém, quando os EUA fizeram testes com a bomba atômica no mesmo ano no Oceano Pacífico, mais precisamente no atol de Bikini, o traje foi assim nomeado.
As primeiras peças eram feitas de crochê e enfeitadas com animal print ou flores. Nos anos 50, o biquíni tornou-se popular na França através de Brigitte Bardot (1934) no filme “E Deus criou a Mulher” (1956) de Roger Vadim (1928-2000). Mas o primeiro exemplar a aparecer na revista americana Harper’s Bazaar era de bolinhas em verde e branco (1947), o que foi um escândalo de liberalização sexual, pois exibia o umbigo. Depois disso, quem não lembra de Ursula Andress (1936) como uma Bond Girl no primeiro filme da Saga 007 de 1962?

História e cultura à parte, vamos aos biquínis que efetivamente nos fazem mais chic visualmente.
1. Seios pequenos ou médios.
Escolha um top com bojo, laços ou tiras de tecido sobre o busto, ou até mesmo um sutiã meia-taça. Vai lhe dar volume e você se sentirá poderosa.

2. Barriga saliente.
Um biquíni tipo sunkini é o ideal para disfarçar a sua barriguinha. Mas se mesmo assim não lhe agradar, prefira um maiô de cor escura para alongar a sua silhueta.

3. Para quem está com alguns quilinhos acima do peso.
Fuja das peças com elásticos que apertem e exibam o excedente. Na dúvida, recorra a um maiô confortável sem maiores cortes.

4. Culote.
Evite o tipo de calcinha que vai aumentar visualmente o seu quadril. Nesse caso é importante você testar o que lhe servirá melhor: sunkini, asa delta, formato calcinha, etc. A dica de ouro aqui é investir em um tipo de sutiã que vai chamar a atenção para os seus seios, para equilibrar o “peso” do seu quadril no todo. E se atente à sua cartela cromática para não “dividir” o seu corpo em duas partes distintas (leia a minha matéria sobre Análise Cromática aqui).

5. Esqueça o biquíni e opte pelo maiô.
O maiô é a peça de banho universal para quem quer parecer mais magra ou alta visualmente. Mas atenção: nada de cortes heterodoxos ou estampas grandes. Opte por uma cor única e que seja harmônica com o seu tom de pele, ou estampas pequenas.

Entenda o seu corpo, as suas melhores cores via a minha Análise Cromática e seja muito feliz!
E não se esqueça do protetor solar!
Comentarios