top of page

Claudia Feddersen

O Cinto

  • Writer: Claudia Feddersen
    Claudia Feddersen
  • Sep 11, 2018
  • 3 min read

Historicamente a origem do cinto remota à Pré-História: era apenas uma tira do tecido da própria roupa amarrada em volta da cintura, para assim “prender” a vestimenta e torná-la mais ágil. Com as guerras, passou a ser usado estrategicamente para sustentar as armas. E na moda feminina sua popularização ocorreu no final do século XIX, através domovimento Art Nouveau, quando tal acessório junto de fivelas decorativas tornou-se um símbolo de desejo.


O cinto não precisa necessariamente ser igual aos outros elementos do seu look, no entanto, precisa ter algum tipo de relação com eles seja na cor, material ou forma. Do contrário, será desnecessário.



Decidir em qual cinto investir pode ser exaustivo, especialmente porque existem muitos tipos disponíveis a preços diversos. E, a cada estação, surge uma nova tendência. De novo, não se torne escrava da moda. Entenda primeiro o que funciona para o seu corpo e adapte ao seu estilo.


Aqui estão alguns tipos de cintos e dicas de como usá-los para beneficiar o seu look.


1. Largo.

O cinto largo usado sobre uma roupa solta proporciona uma imagem harmônica, ou seja, com curvas não disformes. É perfeito para quem tem um corpo comprido, pois além de proporcionar um visual elegante, afina a cintura. As cores devem ser cuidadosamente escolhidas, uma vez que desempenham um papel importante na conclusão do todo.

Dica claufedd: prefira os que são feitos com um material confortável.





2. Fino.

Esse tipo de cinto, bem estilo romântico, é o mais versátil para a mulher contemporânea, já que pode ser usado em trajes formais e informais. Mas atenção à quantidade de voltas: o de circunferência unitária marca com sucesso a linha da cintura; o de duas ou mais voltas marca tanto a cintura quanto os quadris, além de alongar a parte superior do tronco.

Dica claufedd: para quem não possui uma cintura definida, use-o abaixo da mesma.




3. Faixa.

É a substituta do cinto e complementa o composé com maestria. Deve ser amarrada ao corpo em um nó ou laço, tanto faz o lado. Evite fivelas ou broches, pois é a simplicidade que a torna elegante.

Nessa categoria se inclui o obi, uma faixa larga e de cor contrastante do estilo japonês.

Dica claufedd: se sua cintura for muito marcada, evite apertar demasiadamente a faixa e prefira uma saia godê para dar a proporção ideal ao todo.




4. Corrente.

Cintos de corrente trazem brilho e podem transformar uma roupa simples em um elegante e glamouroso traje de festa.

Dica claufedd: evite-o para os eventos profissionais, mas se for o seu estilo escolha o de brilho mais discreto.




5. Couro.

Considerado o mais aristocrático tipo de cinto, possui aparência formal e geralmente não possui algum tipo de enfeite. É um acessório simples que equivale a um investimento, pois deve valer por toda uma vida.

Dica claufedd: combine-o com calças e saias mais formais; para os mais despojados, um bom jeans também é bem vindo.




6. Animal print.

É o melhor amigo de um look monocromático, pois traz “interessância” a uma roupa simples. Certifique-se de escolher um cinto leve que traga um toque de classe e seja atemporal. Um cinto de inspiração animal é muito versátil e combina com qualquer roupa (exceto estampas), seja uma calça, saia ou vestido.

Dica claufedd: não exagere ao escolher um cinto muito “pesado”, pois o mesmo resultará em um efeito contrário, ou seja, brega.



7. Com fivelas.

Nada mais Rock n’ Roll, do que uma fivela em um cinto que retrate palavras, símbolos ou animais. O cuidado aqui é não misturar diversos tipos de estilo em um composé. É perfeito para usar com jeans, calças/saias de couro e (com cuidado) alfaiataria. Dependendo do tecido do vestido, vale também.

Dica claufedd: lembre-se do meu mantra “menos é mais”.




8. De verniz.

Além de moderno o cinto de verniz é multifuncional, pois é capaz de transformar a saia/calça mais conservadora em um look descolado. Transita bem entre o dia e a noite.

Dica claufedd: parcimônia é aqui o nome do jogo.




Outras dicas claufedd:

  1. Caso você tenha emagrecido ou engordado e o seu cinto preferido possui a antiga marca junto ao furo às vistas, aposente-o imediatamente!

  2. Cintos achatados emagrecem; já os redondos alargam a cintura e, consequentemente, engordam;

  3. Cores:

  4. Contrastantes: emagrecem, desde que seja um look monocromático;

  5. tom igual ao da roupa: perfect match.

Fonte das fotos: Pinterest.

Comments


  • Black Instagram Icon

VEJA MAIS

Aqui!!

ÚLTIMA PUBLICAÇÃO
RECEBAM MINHAS NOVIDADES
Inscreva-se e saiba das minhas novidades!!
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon

© 2016 by Claudia Feddersen. Proudly created with Wix.com

bottom of page