Joias/Bijuterias que Visualmente Emagrecem
- Claudia Feddersen
- Mar 7, 2017
- 3 min read
Por estarem próximas ao rosto, as joias/bijuterias devem respeitar a cartela de cores da cliente. Principalmente se for escolhida uma cor de roupa que não seja apropriada ao seu tom de pele, caberá a tais apetrechos fazerem o composé ideal para iluminar seu rosto naturalmente (veja o meu post sobre Análise Cromática, tem tudo explicadinho lá!!).
Como todo acessório que se preza, pode também nos ajudar a parecer mais magras visualmente. No caso dos brincos, é preciso respeitar o formato do seu rosto; com os colares, pulseiras e broches, as suas proporções corporais. E todos podem nos ajudar a obter uma combinação proporcional, tanto mais magra quanto elegante.
Vamos aos acessórios!!
1. Brincos: em uma só palavra – indispensáveis. Sem entrarmos na questão de estilos, seguem as dicas para te deixar mais linda.
Para simplificar, compilei os formatos de rostos em apenas quatro tipos: com certeza você vai se reconhecer em um deles. Menciono também como equilibrar o formato do seu rosto, caso você tem orelhas de abano.

(a) Rosto oval: aposte em todos os tipos de brincos - com volume, redondos, quadrados, ovais, largos e compridos.

Quem tem esse tipo de rosto: Gisele Bündchen, Anne Hathaway e Hillary Duff.

(b) Rosto redondo: pedem brincos compridos mais “magros”. Evitem argolas muito grandes e penduricalhos.

Quem tem esse tipo de rosto: Isis Valverde, Kirstin Dunst e Selena Gomes.

(c) Rosto triangular: abuse dos brincos compridos e com pingentes. Esqueça dos pequenos, pontiagudos ou redondos.

Quem tem esse tipo de rosto: Kelly Osborne, Scarlett Johansson e Olivia Palermo.

(d) Rosto quadrado: abuse dos pingentes longos, medianos e finos, argolas e pontas arredondadas. Fuja dos brincos quadrados, de formato horizontal ou de botões.

Quem tem esse tipo de rosto: Vera Fischer, Angelina Jolie, Alinne Moraes.

(e) Orelha de abano: os brinquinhos miúdos e pingentes coloridos suavizam o formato do todo; já os grandes fazem com que as orelhas apareçam maiores do que são.

Quem tem esse tipo de formato: Ginnifer Goodwin, Kate Hudson, Kristen Stewart.

2. Colares: a atenção aqui vai para o tamanho das contas, já que as grandes sempre engordam. A dica é usar um de contas pequenas em duas ou mais voltas, fica chic e sofisticado.
(a) Longos: convidam os olhares no sentido vertical, ou seja, sempre emagrecem, além de proporcionar um toque elegante;

(b) Curtos: (i) gargantilha grossa, achatada: demanda um pescoço longo e um decote generoso; e (ii) gargantilha fina: diminui o comprimento e aumenta a largura do pescoço;

(c) Médios: para quem tem busto grande e quer ficar visualmente mais magra, evite as contas grandes.
Um colar de contas sobre uma blusa de tecido mais grosso sempre engorda: a dica é optar por uma gola alta ou rolê para equilibrar o todo.

3. Anéis: a ideia é proporcionar a ilusão de dedos mais delgados e compridos, pois uma mão fina ao longo do corpo concebe uma figura mais esbelta.
Mulheres de dedos curtos e/ou grossos devem evitar anéis grandes ou o uso de vários ao mesmo tempo, pois "cortam" os dedos, dando a ilusão de que os mesmos são ainda menores. A dica é usar um anel fino no maior dedo da mão ou um mais largo no dedo mindinho.
Quem tem dedos longos e finos, podem abusar de vários anéis ao mesmo tempo.

4. Pulseiras e braceletes:
(a) Justas: cortam o braço visualmente e devem ser evitados por mulheres de braços curtos e/ou grossos: fujam dos braceletes;

(b) Soltas: quando caem sobre o pulso, proporcionam um braço mais longo. Excelente para as mulheres de braços mais fortes e/ou curtos.

5. Broches: ressaltam um determinado ponto do corpo, como por exemplo um decote, além de deixar sua figura mais esbelta e elegante.
Podem equilibrar tanto o peso das cores quanto das formas, além de resultar em uma proporção mais delicada.
O único porém desse tipo de joia/bijuteria é que não deve ser usado junto aos colares. Com brincos, apenas se forem parte do mesmo conjunto e, mesmo assim, com bom senso.

E anotem: brincos, colares, pulseiras, anéis e/ou broches que não sejam do mesmo conjunto, podem até ser usados ao mesmo tempo desde que “conversem” entre si, seja no formato, na cor ou no metal.
“Joias e bijuterias foram criadas para adornar - e não para fazer você parecer rica” – Coco Chanel (1883-1971).
Commentaires