A Importância da Imagem de uma Primeira Dama
- Claudia Feddersen
- Sep 7, 2017
- 2 min read
Previsto na legislação de uma nação ou informalmente aclamado, o cargo de Primeira Dama gera fascínio, glamour e curiosidade. No entanto, não se trata de apenas ser a esposa-do-governante: há uma grande responsabilidade que envolve todo um protocolo, etiqueta e reputação.

Quanto à origem do termo não há provas. O mais provável é que tenha sido criado nos EUA. Muitos creditam tal denominação à Martha Washington (1731-1802), esposa do 1º Presidente dos EUA, George Washington (1732-1799). No entanto, outros acreditam que quem criou mesmo tal designação foi o 12º Presidente dos EUA Zachary Taylor (1774-1850), ao recitar durante o funeral de Dolley Todd Madison (1768-1849), viúva do 4º Presidente James Madison (1751-1836), um poema de sua autoria em que a retratou como Primeira Dama.

Mas por que uma Primeira Dama é tão importante?? Apesar de não haver uma cartilha objetiva do que se pode e não fazer é imperativo que no mínimo abracem causas políticas e sociais. No entanto, a escolha do que efetivamente representar e atrair a atenção de uma mídia sedenta por novidades vai mais por conta da respectiva personalidade. Tendo muito claro que o sucesso ou não de seu engajamento será refletivo na imagem do seu marido e, consequentemente, da nação.

A aparência e a preocupação com a imagem que transmite são os pilares do nível de comprometimento e respeito que tem consigo mesma e com seu país. De fato, outros predicados são bem vindos, como falar outros idiomas, gestos elegantes e ter um mínimo de cultura geral. Mas sabemos bem que no mundo contemporâneo nós somos o nosso cartão de visitas e a primeira impressão é a que fica. Por isso a figura da Primeira Dama deve ser impecável, agradável e inspiradora.

De uma forma simplificada, o dresscode que rege o modo de se vestir de uma Primeira Dama engloba o que pode e o que não pode:
+ saias ou vestidos longos, midi ou no máximo até dois dedos acima dos joelhos;
+ peças de alfaiataria;
+ maquiagem de cores sóbrias;
+ acessórios discretos;
- roupas justas, com decotes abusivos ou fendas;
- maquiagem de cores vibrantes;
- blusas ou camisas sem mangas;
- peças transparentes;
- acessórios chamativos.

Muito além de mostrar-se bem com uma roupa, o cuidado que uma Primeira Dama deve ter com a sua imagem revela autoconhecimento e autoconfiança. De fato ela pode ser autentica, mas dependendo do local ou país que visita, algumas regras específicas de protocolo devem ser respeitadas. Por exemplo, peep toe para se encontrar com a Rainha Elizabeth II, nem pensar. Muitos locais religiosos exigem lenços na cabeça das mulheres. E alguns países muçulmanos são mais rigorosos no que tange a indumentária feminina. É preciso se adaptar a cada ocasião respeitando o respectivo estilo.

Como diz o dito popular, por trás de um grande homem há uma grande mulher. Esse seja talvez o segundo principal papel da Primeira Dama, depois de representar com maestria o seu país. Seja com charme, carisma e/ou intelectualidade, seu legado dirá tudo sobre ela. Cabe a cada uma saber o que quer e como transmitir.
#PrimeiraDama #ClaudiaFeddersen #claufeddconsultoriadeimagem #claufedd #dicasclaufedd #dresscode #RainhaElizabethII #BrigitteMacron #MelaniaTrump #MarcelaTemer #MarthaWashington #DolleyMadison #CristinaKichner #LauraBush #MarisaLeticia #JackieKennedy #RaissaGorbatchev #CarlaBruni #CherieBlair #HillaryClinton #RuthCardoso #MIchelleObama
Коментари