top of page

Claudia Feddersen

Camisas da Seleção Alemã de Futebol

  • Writer: Claudia Feddersen
    Claudia Feddersen
  • Oct 11, 2017
  • 3 min read

Dedico essa matéria aos meus queridos antepassados alemães, amigos simpatizantes e ao meu “pai postiço” Dietmar Schupp. Deutschland vor!!


A Seleção Alemã de Futebol, um dos times mais tradicionais e temidos do mundo contemporâneo, possui um dos uniformes mais fashion de toda história das Copas do Mundo. Mas curiosamente, suas cores nem sempre refletiram as da sua bandeira, atualmente a tríade preto, vermelho e ouro. O branco foi e continua a ser a cor principal desse traje esportivo. Entender o por quê nos faz viajar na história

fascinante e resiliente dessa potência europeia.


A primeira Copa do Mundo foi em 1930. Desde então foram 20 Copas no total, sempre de quatro em quatro anos, com um jejum de 12 por conta das agruras da Segunda Grande Guerra. A Alemanha só deixou de participar desse campeonato duas vezes: em 1930, por simples desinteresse e, em 1950, pelo fato da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) não aceitá-la por ser naquela época um país ocupado.


É pertinente também mencionar que, além de quatro títulos em Copas do Mundo, a Alemanha é o país que tem o recorde de gols marcados em todos esses anos de competição mundial (224), o maior número de jogos disputados (106), o maior artilheiro da história (Miroslav Klose, com 16 gols) e, como o Brasil, jamais perdeu uma eliminatória da Copa.


O uniforme da sua primeira participação na Copa de 1934 foi inspirado no mesmo traje do seu debut como nação alemã em 1908, contra a Suíça nos Jogos Olímpicos de Verão. O mesmo havia sido inspirado nas cores da bandeira da família real da Prússia, os Hohenzollern, que se manteve no poder por 217 anos até a abolição da monarquia em 1918. As cores eram apenas o branco e o preto, e o seu símbolo era a águia (que até hoje representa o país).


Por anos a camisa oficial assim permaneceu. Somente em 1990, ano da Unificação, o uniforme ganhou as cores da bandeira da Alemanha, apesar de manter o branco como cor principal. E foi justamente nesse ano que o país conquistou o seu tricampeonato.


Quanto ao uniforme de reserva, o primeiro foi adotado somente após a Segunda Guerra Mundial. Algumas teorias explicam a escolha pelo excêntrico verde: (a) seria uma homenagem à Irlanda, pois tal nação teria sido a primeira a aceitar um amistoso contra a Alemanha no pós-guerra; ou (b) falta de recursos, resultado de um país arrasado por dois conflitos mundiais, que fez os germânicos aproveitaram a troca de camisas de um final de partida contra os irlandeses para simplesmente bordarem o seu distintivo na mesma. Na verdade, o primeiro adversário após a Segunda Grande Guerra foi a Suíça. A escolha pelo verde seria em virtude das cores do distintivo da Federação Mundial de Futebol Alemã (verde e branco), que refletiam apenas e simplesmente as cores de um campo de futebol.


As cores da camisa reserva somente deixaram o verde na Copa de 2002 quando o cinza, vermelho e preto foram adotados.


Finalmente em 2014, ano do lendário 7x1, a Alemanha-mais-fortalecida-do-que-nunca conquistou seu tetracampeonato com muita maestria e competência. E a cor branca permanceu como a principal.


Com vaga já garantida para a Copa na Rússia de 2018 e sendo uma das favoritas para obter o seu pentacampeonato, a Alemanha não confirmou oficialmente ainda aquele que será o seu principal uniforme. Até agora o que se presume é que o branco será novamente mantido. Mas a grande especulação é que o verde retornará à camisa reserva. À conferir.


Deutschland über alles!!




Comments


  • Black Instagram Icon

VEJA MAIS

Aqui!!

ÚLTIMA PUBLICAÇÃO
RECEBAM MINHAS NOVIDADES
Inscreva-se e saiba das minhas novidades!!
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon

© 2016 by Claudia Feddersen. Proudly created with Wix.com

bottom of page