Estilo Navy
- Claudia Feddersen
- Aug 14, 2017
- 3 min read
Idealizado pela majestade da Moda Mademoiselle Coco Chanel, o Estilo Navy está ha décadas no closet de toda fashionista de plantão. Atemporal e chic, é a aposta certa para ser elegante em vários ambientes. Não hesite e invista - mas fique atenta às minhas dicas.
Essencialmente lembrado por peças com listras, o Estilo Navy ou Marinheiro tornou-se bossa na década de 20 através Coco Chanel e perpetuado com Jean Paul Gaultier. Dolce & Gabanna também eram super fãs desse estilo. Por mais simples que possa parecer, seu fascínio continua a seduzir os grandes estilistas contemporâneos que a cada temporada ousam em novas cores e cortes para suas blusas, saias, calças e vestidos.

Peça atemporal por excelência. É incrível como esse estilo não sai de Moda. Não há uma temporada em que uma grande marca não invista em uma única peça para compor seu lookbook. Em termos do closet de férias, encare-o como seu best friend: você nunca estará errada ao usá-lo. Agora, saber como usá-lo e como combiná-lo, é necessário ter em mente algumas boas dicas. E cá entre nós: dá sim para associar umas peças ao guarda-roupa profissional. Pronto, falei.

O oceano e todos seus itens. Sua referência nos remete, de forma óbvia, aos marinheiros. Inicialmente as camisas eram compostas por listras horizontais em azul marinho e branco, ou vermelhas e pretas, sempre com motivos de âncoras, lemes, correntes e velas, calças e sapatos com acabamentos de cordas, espadriles ou docksides. Cintura alta. Os acessórios devem ser dourados ou no máximo em ouro velho. O mundo marítimo é o mote.

Explore a sua cartela de cores. Atualmente, há uma gama de outras cores que compõe o look navy que sai do óbvio. Minha mãe, por exemplo, usa muito uma blusa com manga midi nas cores verde-musgo e branca. A ousadia contemporânea é adicionar tons novos, como o laranja ou amarelo, para substituir os óbvias, além de diferentes formatos. Junto de uma calça, saia ou bermuda branca, ou até mesmo jeans, o composé fica super descolado. Algumas fashionistas mais arrojadas ousam na combinação de uma blusa navy com estampas, seja a floral ou até mesmo a militar. A conferir.

Aparente mais magra. Quanto a parecer mais magra visualmente, vamos nos atentar a certos detalhes. Listras horizontais tendem a engordar além de nos deixar mais baixinhas visualmente. Caso a imagem mais magra seja o seu foco, jamais invista em peças sequinhas: quanto mais folgadas e com cores escuras, melhor. E outra dica: recorra à maxi colares, brincos baphônicos, coletes, blazers e lenços coloridos para desviar a atenção das famigeradas listras.

Invista na alfaiataria. Não há como dissociar o estilo navy da alfaiataria, seja nas calças, shorts ou saias. E muitos fashionistas creditam o sucesso desse estilo à sua democracia, ou seja, além de combinar gostos diversos, harmonizam eventos, preferências e bolsos. Nada como um blazer e uma blusa navy – é a uma das duplas mais certas da elegância.

Dica claufedd: uma combinação chic do estilo casual com o navy pode ser através de uma blusa listrada e um cardigã de cor lisa, mas que esteja na mesma cartela de cores. Fiquem espertas quanto ao composé das cores: o casaquinho deve ser mais escuro que a blusa. E para parecerem mais magrinhas e altas, mantenha o mesmo aberto. Outra opção é combinar uma outra peça lisa (blazer, calça, saia ou short): não tem erro!! E uma marca que explora bem esse universo é a Scene - minha mãe é super fã!!
Seja como for a sua combinação, respeite acima de tudo a sua essência. Ela é será a base para você nunca passar despercebida e ser sempre reconhecida pelo seu estilo.
Comments