E as Ombreiras voltaram...
- Claudia Feddersen
- Aug 22, 2017
- 2 min read
Um dos acessórios que são a “cara” dos anos 80, as ombreiras voltam com força e saudosismo.
Mais uma vez Paris “causou”. Na Fashion Week de março de 2016, o estilista Lucien Pellat Finet recorreu ao passado para se inspirar e fez uma releitura de um dos maiores clássicos da década de 80, as ombreiras. Se o seu estilo é atemporal você vai babar com essa "re-tendência": é nostálgica, teatral e ao mesmo tempo autoritária.

Na verdade as ombreiras nasceram na década de 30 com a estilista surrealista Elsa Schiaparelli (lembram daquele vestido estampado com uma lagosta usado por Wallis Simpson??). Seu talento e criatividade a transformaram na mestre inovadora da Moda cuja doutrina inspirou o New Look de Dior. Sua motivação era juntar imagens do real e da fantasia para causar, tipo colocar um objeto ou imagem em um local estranho e surpreendente. Simples assim. Mas o mais interessante é que ela preferia os detalhes à silhueta. Nada mais inovador.

Historicamente os anos 80 foram marcados por turbulências econômicas e políticas. No Brasil especificamente, tal período ficou conhecido como a Década Perdida. Socialmente, o termo fashion victims surge: tanto homens quanto mulheres passam a seguir cegamente a Moda de forma a se inserirem a um grupo. A mulher se torna independente, forte e determinada: suas armas de imagem são as ombreiras, tailleurs, cores vibrantes, maquiagem marcante e cabelos mais armados. A música passa a influenciar o mundo fashion e vice-versa.

A ombreira passa autoridade. Os ombros marcados como se fossem uma armadura mostram uma mulher que vive do jeito que quer e é 100% emancipada. Alguns podem até dizer que se trata de uma provocação, mas a grande verdade é que tal acessório sugere um posicionamento seguro. Lady Diana e Xuxa são dois dos melhores exemplos dessa geração.

Atualmente, os ombros estruturados voltaram de uma forma não tão burlesca: mais baixos e proporcionais à parte de cima do corpo. Ainda controversos para os mais conservadores, podem ser uma excelente pedida para sair da mesmice com bossa. Por estarem mais retos, ficam ótimos com peças mais informais como o tênis ou shorts. Só fujam dos maxi brincos, capazes de levar suas ombreiras às alturas, proporcionando uma imagem de uma pessoa tensa.

Dica claufedd: se o seu corpo for do tipo triângulo invertido, fuja das ombreiras: seus ombros ficarão visualmente tão largos quanto a Linha do Equador.
Commenti