top of page

Claudia Feddersen

Os Óculos na Consultoria de Imagem & Estilo

  • Writer: Claudia Feddersen
    Claudia Feddersen
  • Oct 9, 2017
  • 3 min read

Para muitos é um item obrigatório, para outros apenas uma opção. Mas sem considerar a sua necessidade ou escolha, os óculos podem ser vistos como um acessório capaz de dar um “plus” à nossa imagem. No entanto, alguns detalhes devem ser considerados para que você não se esconda atrás deles.


Não se sabe exatamente quando os óculos foram criados. Dizem que o grande filósofo chinês Confúcio (551 A.C.-479 A.C.) em seus diversos manuscritos, citou referências a respeito dos mesmos. Mas foi durante a Antiguidade Clássica (século VII A.C. – século V D.C.) que o termo “óculos” foi criado, a partir da palavra em latim ocularium. Independente da sua origem, mas sabendo que as primeiras lentes eram extremamente rudimentares, é fato que o primeiro modelo de tal acessório foi criado no século XVIII, e pasmem, não com intuito de fazer alguém enxergar melhor, mas sim como um segmentador social.



Os primeiros óculos não possuíam graus em suas lentes. Somente com o passar dos anos foram introduzidas as correções específicas para cada indivíduo. A princípio elas eram feitas de pedras semipreciosas cujos cristais eram transformados em finas camadas e que com o passar dos anos transformaram-se em lentes de aumento. Isso particularmente foi importante entre os monges europeus da Era Medieval, responsáveis por diversos estudos e experimentos. Porém o primeiro par de óculos de que se tem referência, mesmo que ainda sem aros, foi criado na Alemanha em 1270.



Para não me estender no seu rico passado histórico, mas reconhecendo sua importância no mundo fashion, vou focar nesse primeiro momento no por quê dos óculos (tanto de grau quanto escuros) serem considerados acessórios importantes e capazes de não deixar quem quer seja despercebido. Antes, serviam para passar um ar de sabedoria e intelectualidade. Hoje personaliza e induz estilo para quem os usa. Além de ser um item de desejo.



E o que dizer dos chics e misteriosos óculos escuros? Bem, esses se tornaram pops na década de 30 com as atrizes glamourosas de Hollywood. Nas décadas seguintes, personalidades/celebridades tornaram-se inclusive marcas registradas pelas suas indefectíveis lentes escuras.



A verdade é que a escolha da armação de um par de óculos tem tudo a ver com o seu estilo e, consequentemente, sua personalidade. Ela precisa ser parte da sua expressão e estar adequada ao formato do seu rosto. Não me atentarei aqui às cores das estruturas propriamente ditas, para isso a Análise Cromática lhe proporcionará as mais corretas opções.


Formato do rosto.


É imprescindível se sentir confortável com a armação no seu rosto. De nada vale as minhas dicas se você não se sente feliz e confiante. Mas em caso de dúvidas, escolha uma haste que jamais mexa no momento em que você sorri. Mesmo que a sua marca seja o seu sonho de consumo.


- Rosto quadrado: aqui os pontos fortes são queixo e testa largos com os maxilares destacados. Procure armações com lentes ligeiramente redondas ou retas na parte inferior para amenizar a silhueta firme da face. Cores claras são as mais indicadas.



- Rosto redondo: mostram a testa e queixo arrendondados, com o comprimento da face igual à sua largura. Invista em óculos retangulares ou quadrados, os mesmo irão suavizar o conjunto. Hastes grossas, de preferência claras, são bem vindas.



- Rosto oval: é o que combina com diversos tipos de armações pelo formato equilibrado que possui.Use e abuse de todos os tipos de armações de óculos.



- Rosto triangular: pelo fato do maxilar ser o item mais estreito da face, é interessante optar por armações cuja parte inferior não seja tão acentuada. O modelo aviador é o mais indicado para esse tipo.





Maquiagem.



Outra questão de calorosos debates: vale a pena maquiar os olhos, mesmo tendo que usar óculos? Claro que sim! No entanto, o conjunto da obra deve estar harmônico e alguns cuidados devem ser entendidos:


- Sombras: prefira as cores neutras, mais ainda se a sua armação for colorida ou de uma cor forte;


- Cílios: opte por máscaras que proporcionam volume;


- Sobrancelhas: as armações não podem escondê-las. Prefira as claras que evidenciam sutilmente a sua maquiagem; e


- Olheiras: se essas são uma questão para você, abuse do seu corretivo mas não se esqueça de um pó translúcido para matificar a região e proporcionar um ar natural.



Armações.


Uma simples matemática deve ser considerada nessa hora. Caso escolha-se por hastes grossas, evite roupas de tecidos delicados e leves. E sinta-se à vontade de brincar com os mais diversos tipos de cores mas, de novo, seja fiel à sua cartela de coloração pessoal.




Lentes.


Podem ser em cores cinza, marrom, azul, verde, amarela, clara, espelhada... nesse quesito nem ouso dar a minha humilde opinião. Nada como um bom e conceituado oftalmologista para lhe ajudar.



Por fim, seus óculos devem fazer parte da sua expressão. E tudo pode ficar elegante em você se escolhido com bom senso e estilo.

Comments


  • Black Instagram Icon

VEJA MAIS

Aqui!!

ÚLTIMA PUBLICAÇÃO
RECEBAM MINHAS NOVIDADES
Inscreva-se e saiba das minhas novidades!!
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon

© 2016 by Claudia Feddersen. Proudly created with Wix.com

bottom of page