Os Primórdios da História da Moda: Pré-História, Mesopotâmia & Egito Antigo
- Claudia Feddersen
- Oct 23, 2017
- 3 min read
A Moda como manifestação do indivíduo através das suas roupas retrata a maneira, o gênero e o estilo que prevalece em certos grupos sociais. Mas a melhor forma de entendermos como a humanidade a enxerga é mergulhar na história e pincelar os primeiros indícios de como as pessoas usavam o que se tornou a Moda. Segue aqui, portanto, a minha primeira matéria sobre todos os períodos históricos da História da Moda.
A Pré-História.
O período que a engloba vai desde 4,4 milhões de anos até a invenção da escrita até 4.000 A.C.. De uma forma resumida, compreende duas fases sendo que cada uma delas se subdivide em três etapas. E pasmem, o uso de roupas e acessórios já exibiam alguns aspectos de diferenciador social.

De início, as folhas e peles de animais faziam as suas vezes na vestimenta do ser humano. Para a Bíblia, a necessidade de se cobrir o corpo atendia a um caráter de pudor. De uma forma mais prática, seja por sobrevivência e questões relacionadas ao clima, a indumentária atendia uma necessidade de proteção. Ou seja, era preciso cobrir o corpo.
Com o tempo outro aspecto veio à tona: as roupas eram também usadas com adereços, sejam cabeças, dentes e garras de animais, como forma do indivíduo se diferenciar perante aos seus, nesse caso especificamente mostrar bravura. Era a vaidade humana já mostrando seus sinais de ânsia de poder. E por fim elenco também o aspecto místico em que o uso de certos objetos supostamente conferia aos seus usuários poderes divinos.
Foi no período Neolítico que o ser humano deixou de ser nômade (prática de caça e colheita sazonal) para fixar-se ao solo, desempenhar a agricultura e a criar de gado. E isso culminou em um impacto significativo no que tange às suas roupas. A técnica rudimentar de feltragem através do linho entrou em um processo de desenvolvimento que resultou na tecelagem. Por mais que a fabricação de tecido até então fosse primitiva, a fixação do individuo ao solo proporcionou um aprimoramento significativo da técnica.
Já no período da Idade do Bronze, quando a liga metálica da mistura de cobre e estanho passou a ser produzida, instrumentos mais “modernos” de costura foram aprimorados e assim a humanidade passou a produzir saias e a enfeitá-las com conchas, sementes, franjas e pedras coloridas.
Mesopotâmia.
Território que atualmente engloba regiões de países como o Iraque, Kuwait, Irã, Síria e Turquia, foi o berço da civilização ocidental e onde nasceu a escrita (cerca de 3.500 A.C.).

Por mais que a população local já tinha conhecimentos sobre a tecelagem, seus trajes eram bem rudimentares: cobriam o corpo como um todo e eram unisex. O tecido usado era feito de algodão, lã ou linho. Com o tempo passaram a manufaturar suas indumentárias com a seda vinda da China. E sim, a pompa de cada roupa e respectivos acessórios demonstravam a importância de cada indivíduo.
Egito Antigo.
Nesse período da história da humanidade, as roupas eram claramente usadas como diferenciadores sociais. Devido ao clima quente, muitos dos menos abastados chegavam a andar nus. No entanto, apesar de tanta glória, muito pouco em termos de desenvolvimento na forma de se vestir mudou nos 3.000 anos de apogeu da cultura faraônica.

A base têxtil era a fibra natural vegetal, principalmente o linho, apesar do algodão também estar presente. O couro e outras fibras animais, por uma questão religiosa, eram proibidos nessa civilização.
As roupas ficavam próximas ao corpo. Não se sabe ao certo o porquê disso, talvez por um padrão estético ou pelo fato da indumentária ser costurada nas laterais, o que proporcionava uma maior aproximação ao corpo.
Em relação aos acessórios, os egípcios adoravam usar brincos, braceletes e colares simples. Já os faraós ostentavam grandes colares que cobriam os seus peitos e até parte das suas costas, feitos de metal precioso e pedras, além de contas de vidro coloridos, técnica dominada por esse povo.
Em breve outras matérias sobre períodos históricos diversos, relacionados à Moda e a História da Indumentária serão nesse site desenvolvidas, aguardem!!
Para maiores informações sobre a Moda propriamente dita, leiam a minha matéria Tanto se Fala de Moda...Mas o que é Moda??
Comments