Como Parecer Mais Jovem Visualmente - Os Primeiros Conceitos
- Claudia Feddersen
- Oct 25, 2017
- 4 min read
Envelhecer é inevitável. Fato. Mas mesmo assim, há truques simples e fáceis capazes de camuflar a passagem do tempo na nossa imagem. A ideia aqui não é recomendar uma cirurgia plástica, longe disso (apesar de não haver algum problema com isso). Vou passar nas próximas matérias desse tema, informações de como nos poupar de parecer mais velha, seja através de dicas de beleza e de estilo. De uma forma clara, farei uma lista do que evitar e do que abusar. Mas para começar, vamos aos conceitos básicos que servem para as mulheres fashions de todas as idades.
Quantas vezes nos deparamos com uma senhora de 50 anos, mas que parece ter 40 e outra que ao contrário, parece ter 60? Atualmente, muitas de nós gostaríamos de parecer 10 anos mais jovens. Tipo, os 40 de hoje são os novos 30, os 60 são os novos 50 e assim por diante. Parecer mais nova pode até ter uma boa ajuda da genética, mas acreditem, merece também atenção e cuidados. E com um dever de casa bem feito, ao invés de vocês ouvirem “nossa, você está linda” vamos escutar “caramba, como você fez isso?”
Outro ponto importante a abordar é sobre a enxurrada de produtos de beleza que existem hoje no mercado. As grandes revistas de Moda mostram vários anúncios publicitários, mas o que realmente funcionada para cada uma de nós? Nada mais prudente do que antes visitar um bom dermatologista (leiam a minha coluna sobre A Importância de um Bom Dermatologista na Nossa Imagem) para saber os produtos que proporcionam a melhor relação custo-benefício (fujam do mantra “quanto mais caro, melhor”) e as marcas de maquiagem que funcionam para cada tipo de pele. Acreditem, vai fazer toda a diferença no viço do seu rosto, na qualidade da aplicação dos seus cosméticos e, claro, no seu bolso.
Em uma simples checklist, os produtos de beleza devem:
- ser eficazes;
- ter um design bonito para mantermos como enfeite na prateleira do nosso banheiro;
- ser fáceis de usar (seja com o dedo, cotonete, algodão e etc);
- ter um preço honesto.
Quanto mais velhas ficamos, mais cuidados precisamos a fim de evitarmos corretivos. Na prática, quanto mais remendado é o nosso cuidado, seja apenas diário, semanal e mensal, mais idade vamos aparentar ter. Por que não começar desde já a tornar o nosso cuidado um hábito saudável do cotidiano?
Atualmente parecer mais jovem não se trata apenas de vaidade: é uma manutenção pessoal e financeira. Como nossa imagem é o nosso cartão de visitas, muitas vezes estar bem e bonita é a chave para conseguir/manter um emprego e abrir novas opções de relações sociais. Estudos sobre atratividade mostram que pessoas mais jovens, magras, bem vestidas e cuidadas são as que mais conseguem bons trabalhos, amigos, parceiros, pessoas influentes e, melhor ainda, são as com uma maior propensão a manter todos os itens mencionados.
A psicóloga americana Ellen Berscheid (1936) concluiu em seus estudos que as pessoas acreditam fortemente que “o que é belo, é bom”. Nós intuitivamente atribuímos qualidades positivas como bondade, sinceridade e simpatia às pessoas que são bonitas, bem cuidadas e de bem consigo mesmas. No sentido oposto, as características negativas são ligadas aos indivíduos desleixados, amargurados e infelizes.
O objetivo não é, necessariamente, nos livrar das rugas, cabelos grisalhos e vista cansada. Mais do que aparentar mais jovens precisamos estar conectadas, o que não significa apenas ler Vogue, Elle, Glamour, Bazaar: é preciso ler de tudo, como o jornal diário, a Veja, Época Negócios, The Economist. Essa será a chave do sucesso para não parecermos mais velhas intelectualmente do que somos e, muito menos old fashioned.
E fujam das celebridades que não fazem parte da sua faixa etária e de looks que não refletem de onde você vem ou de onde vive. Uma roupa de inverno da Kate Middleton é fantástica, mas não faz sentido algum para quem vive no Rio de Janeiro, muito menos para uma jovem senhora de 60 anos.
A palavra de ordem aqui será “apropriado à idade”. Todas nós sabemos que os benefícios de se parecer mais jovem e mais bonita não são tão superficiais assim. Não gosto da palavra “emponderamento”, mais pelo fato de estar tão “batida” e pouco entendida pela sociedade brasileira. No entanto, se o seu significado for absorvido como se olhar no espelho e perceber “estou linda, poderosa e posso muito”, já valeu o esforço. Nossa imagem e autoestima complementam uma à outra. É preciso investir tempo, dinheiro e autointeresse pois se não estamos bem conosco, jamais estaremos bonitas e muito menos vamos parecer mais jovens.
Leiam as minhas matérias sobre como...
Parecer Mais Magra Visualmente:
Comments